Licenciatura em Enfermagem
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESENFC)
- Konum Coimbra, Portekiz
- Degree Type Bachelor
- Start Date No info
- Meslek No info
- Application Deadline No info
- Başka dillerde de bulunan içerikler Português
- Dikkat! On Campus
- edition İsim
- Pace Instructor-paced
- Tuition fees No info
Hizmet açıklaması
São objetivos específicos do Curso de Licenciatura em Enfermagem, que o formando, no final, seja capaz de:
- Planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem gerais à pessoa saudável ou doente, ao longo do ciclo vital, à família, grupos e comunidade aos três níveis de prevenção.
- Participar como elemento ativo da equipa multidisciplinar de saúde no planeamento/avaliação de atividades que contribuam para o bem-estar da pessoa, família e comunidade, de forma a prever, minorar ou resolver os seus problemas de saúde.
- Desenvolver a prática de investigação em enfermagem, em particular, e da saúde em geral.
- Intervir ativamente na formação de enfermeiros e outros profissionais.
- -Participar na gestão de serviços de saúde.
Enquadramento concetual
A Enfermagem nos últimos trinta anos sofreu uma evolução significativa ao nível do conhecimento científico e da formação, ao nível tecnológico e ao nível da filosofia dos cuidados resultante de mudanças sócio-culturais, políticas, económicas, demográficas e epidemiológicas das sociedades modernas.
Os desafios que se colocam hoje aos enfermeiros, em Portugal como noutros países do mundo ocidental, têm sobretudo a ver com a complexidade das situações de saúde e doença que exigem uma abordagem interdisciplinar, que extravasa a área da saúde e que obriga a um verdadeiro trabalho de equipa e à utilização da criatividade para contornar obstáculos internos e externos à organização onde desenvolvem a sua atividade.
Metodologias de ensino para a aquisição de competências
A implementação do processo de Bolonha no Ensino Superior em geral, deve responder a dois grandes desafios:
- Centrar o processo de aprendizagem no estudante, em que este deverá desempenhar um papel mais ativo em todo o processo pedagógico, sendo progressivamente mais autónomo e também mais responsável pela sua aprendizagem, sempre apoiado pela âncora que se deverá constituir o docente.
- As graduações politécnicas, que de acordo com o Decreto-lei n. º 74/2006, de 24 de Março, sobre graus e diplomas no Ensino Superior, deverão permitir o exercício de uma atividade de carácter profissional, através da aplicação de conhecimentos e saberes adquiridos às atividades concretas do respetivo perfil profissional.
Na sequência de um modelo de aprendizagem orientado para o desenvolvimento de competências, ressalta a necessidade de um trabalho em equipa por parte dos docentes em cada semestre de forma a que se garanta que essas competências são desenvolvidas, envolvendo, necessariamente, uma articulação entre os vários docentes no planeamento das atividades e na sua monitorização.
Nesta nova filosofia, exige-se aos estudantes e docentes que se assumam com consciência e responsabilidade. Assim:
- Exige-se aos estudantes um envolvimento e empenhamento elevados nas atividades em cada uma das unidades curriculares. A participação efetiva nos vários momentos de interação revela-se crucial. Paralelamente, e tendo como pressuposto uma atitude mais pró-ativa dos estudantes, existirá um trabalho adicional que deverá ser desenvolvido para além das horas de contacto, devendo procurar o apoio dos docentes.
- Exige-se aos docentes dedicação e empenhamento acrescidos, para além de uma aprendizagem permanente que deverão fazer a nível pedagógico, no sentido da introdução de metodologias ativas de aprendizagem. Deverão ser mantidas preocupações na relação pedagógica, nomeadamente a identificação de dificuldades no processo de aprendizagem e a proposta de medidas corretivas em tempo útil, o que pressupõe um acompanhamento mais próximo, com reforço da avaliação formativa.