Mestrado em Estudos Africanos
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)
- Ubicación Oporto, Portugal
- Tipo de Programa Master
- Fecha de inicio No info
- Duración No info
- Fecha límite de inscripción No info
- Idioma Português
- Modalidad Presencial
- Dedicación Jornada completa
- Ritmo Definido por profesor
- Tasas de matrícula No info
Descripción del programa
O 2º Ciclo em Estudos em Estudos Africanos, é um curso conjunto da FLUP e da FPCEUP e conta com a colaboração ativa de várias Faculdades da Universidade do Porto, em ordem a promover a interdisciplinaridade. A estrutura curricular oferece uma formação teórica e metodológica de base, e um leque de opções alargado, de especialidade. Combina unidades curriculares obrigatórias (tronco comum) com outras optativas, de distintas áreas de formação. Esta articulação pretende garantir a transmissão de conhecimento específico sobre realidades africanas e a disponibilização de ferramentas teóricas e metodológicas capazes de contribuir para intervenções diferenciadas e qualificadas em realidades africanas.
Objetivos
O ciclo de estudos pretende articular diferentes valências científicas e disciplinares em ordem a:
- Promover um conhecimento integrado sobre realidades africanas
- Contribuir para a formação de quadros e para a implementação de políticas de desenvolvimento em África
- Contribuir para a formação de especialistas em assuntos africanos em várias áreas de atividade científica e profissional
- Habilitar para a conceção e implementação de projetos em organizações internacionais de cooperação e desenvolvimento, incluindo a participação em ONG’s
- Contribuir para a transferência de conhecimentos entre o universo académico e a sociedade que concorra para uma intervenção qualificada nos domínios da cultura, educação, economia, política, sociedade e ciência, em África
Projeto académico e social
O MAF integra-se no projeto científico, educativo e de extensão cultural da Universidade do Porto. Internacionalização, interdisciplinaridade, cooperação, desenvolvimento e transferência de conhecimento são palavras-chave que definem o seu plano de estudos. A possibilidade oferecida pelo MAF aos seus estudantes de poderem desenvolver, para além de uma dissertação académica, um projeto ou um estágio em organizações governamentais ou não governamentais, ligadas à sociedade, cultura ou tecido empresarial, em tudo corresponde a esta prioridade. O plano de estudos beneficia da participação da Universidade do Porto em redes de investigação e de cooperação internacionais. São de referir os programas europeus ativos no âmbito do Erasmus+ (Batuta e Dream), bem como o Mobile+, liderado pela U. Porto (http://mobileplus.up.pt/?lang=pt).
Áreas de Especialização
Obtenção do Grau e Percurso Académico.
Com a duração de dois anos curriculares (120 ECTS), o MAF pode ser concluído, no segundo ano, com a defesa pública de uma dissertação de natureza científica, de um projeto ou de um relatório final de estágio desenvolvido em ambiente de trabalho.
Após a defesa da dissertação ou do relatório final de projeto ou estágio em provas públicas, o estudante ficará habilitado com o grau de mestre.
Estágios curriculares e desenvolvimento de projetos práticos têm como potenciais entidades de acolhimento embaixadas e consulados; ONGs, jornais e outros media, associações culturais e de emigrantes, em África ou na Europa e empresas. O MAF possui um significativo potencial de empregabilidade nas áreas das Políticas de Cooperação, da Educação, da Cidadania, da Economia e dos Estudos Ambientais, ao contribuir para a formação de quadros qualificados, e ao oferecer uma formação de banda larga, de natureza pluri e multidisciplinar.
Competências Profissionais
O Curso está orientado para a formação de quadros na área dos Estudos Africanos capazes de prestar serviços em vários domínios, incluindo:
- Formação de formadores
- Consultoria técnica, pedagógica e científica
- Cooperação internacional no âmbito da educação, economia e cidadania
- Assessoria especializada a empresas e negócios, imprescindível ao estabelecimento de uma colaboração responsável e informada com comunidades locais
Saídas Profissionais
Os mestres em Estudos Africanos poderão encontrar mercado de emprego em:
- Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)
- Fundações
- Organismos governamentais
- Organizações não-governamentais (ONGs), designadamente as vocacionadas para a Cooperação e Desenvolvimento
- Instituições da CE (Comissão, Conselho, Parlamento Europeu, entre outras) Organizações intergovernamentais (ONU, UNESCO, entre outras)