Licenciatura em Gestão Aeronáutica
Universidade Lusófona de Humanidades e Technologias (ULHT)
- Posizione Lisbona, Portogallo
- Tipo di Laurea Bachelor
- Data d'inizio No info
- Durata No info
- Scadenza iscrizioni No info
- Lingua Portoghese
- Frequenza Presenziale
- Frequenza Full-time
- Ritmo Formazione guidata
- Tasse di iscrizione No info
Descrizione del corso
Razões para frequentar este curso
- Contrariando a tendência geral, o setor da aviação está em claro crescimento, não só no mercado nacional como além fronteiras.
- Elevada taxa de empregabilidade nacional e internacional.
- Corpo docente exigente e equilibrado nas vertentes Académica e Indústria de Transporte Aéreo, possibilitando conhecer com toda a profundidade questões científicas e operacionais. Os alunos terão ainda uma excelente possibilidade de desenvolver uma vasta e sempre útil "network" para futuras referências.
- Gestão Aeronáutica é um curso universitário com uma dimensão internacional única resultante da natureza da Indústria Aeronáutica Europeia, da parceria com a Cranfield University (Reino Unido), da ligação à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da rede internacional de alumni do Grupo Lusófona.
Condições de Ingresso
Podem candidatar-se a este ciclo de estudos os que apresentem candidatura através do concurso institucional de acesso e tenham aprovação a uma das seguintes provas de ingresso:
- 04 Economia
- 16 Matemática
- 18 Português
Os candidatos podem ainda ingressar através dos regimes de mudança de par instituição/curso ou através de um Concurso Especial, de acordo com as normas legais em vigor (titulares de curso superior, titulares de Curso de Especialização Tecnológica, titulares de Curso Técnico Superior Profissional ou Maiores de 23 anos).
Podem ainda ingressar os candidatos que reúnam as condições previstas no Estatuto do Estudante Internacional.
Objetivos
Desenvolver as competências dos futuros Licenciados, onde se incluem quer as de natureza genérica, instrumentais, interpessoais e sistémicas, quer as de natureza específica associadas à Gestão.
Formar diplomados com competências científicas, que suportem uma abordagem profissional, com sucesso, no trabalho desenvolvido em Gestão aplicada ao sector da Aviação Civil internacional.
Formar diplomados com o nível de habilitações apropriado para ingressar no mercado de trabalho Europeu e com elevada formação geral nas áreas de base, que lhes permita uma continuidade de aprendizagem com elevada autonomia e capacidade de avaliação de problemas na área.
Reforçar a oferta formativa em harmonia com cursos oferecidos pela ULHT num sector estratégico para o País, que apresenta um crescimento interessante nos últimos anos.
Conhecimentos em áreas fundamentais da Gestão e capacidade multidisciplinar de análise crítica e de capacidade de resolução de problemas no âmbito da Gestão Aeronáutica, construindo e fundamentando argumentação própria.
Destinatários
Os destinatários à candidatura à Licenciatura em Gestão Aeronáutica da Universidade Lusófona são todos os interessados à participação profissional aeronáutica, incluindo Pilotos de Linha Aérea, Oficiais de Operações de Voo, Oficiais de Operações Aeroportuárias, Serviços Operacionais de Aeroporto/Aeródromo, Técnicos de Assistência em Escala, Assistentes de Bordo, entre outras carreiras, que desejam adquirir uma formação académica avançada (licenciatura) com horizontes alargados em rápido crescimento, com excelentes perspetivas no mercado de trabalho.
Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir
Os estudantes desenvolverão competências de aprendizagem fundamentais no domínio dos conhecimentos base, da área de Gestão e capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos no contexto da Gestão Aeronáutica, por exemplo, em Operações, Logística e Estratégia da Gestão e do Negócio do Transporte Aéreo, bem como competências específicas correspondentes às unidades curriculares do último ano do curso, de perfil opcional, que, de acordo com a escolha do estudante, poderá:
- Promover a aquisição integrada de conhecimentos e competências orientados para o prosseguimento de estudos, autonomia e capacidade de investigação científica em temas avançados de Gestão Aeronáutica.
- Reforçar a formação do estudante com aptidões e competências, com uma vertente prática, orientada para a integração directa com sucesso no mercado de trabalho, incluindo a possibilidade de acesso a profissões reguladas pela ANAC - conhecimentos técnicos e capacidade de resolução de problemas concretos aeronáuticos em contexto operacional.
Os Licenciados terão um conjunto de novas qualificações para competir no mercado verdadeiramente global da área do ciclo de estudos, de forma a realizar trabalhos de alto valor acrescentado, mas também para potenciar a capacidade de adaptação e a reinvenção do seu posto de trabalho.
Estudos Futuros
O plano de estudos da Licenciatura em Gestão Aeronáutica da Universidade Lusófona é composto por 180 ECTS. As componentes de formação de base incluídas no curso (nomeadamente as áreas da Gestão, Matemática, Serviços de Transporte, Física, Informática) proporcionarão ao diplomado os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos, através da frequência de um curso de 2º Ciclo (i. e. Mestrado) em múltiplas áreas de especialização que não necessariamente na sua área principal de formação. Os 30 ECTS disponíveis em unidades curriculares optativas, distribuídos por unidades curriculares nas áreas científicas da Gestão, Serviços de Transporte, Economia e Ciências Política e Relações Internacionais.
Informe-se sobre os Mestrados/ Pós-Graduações e outras formações da Instituição.
Saídas Profissionais
Gestor no setor do Aeronáutico Nacional e Internacional, incluindo no sector do Transporte Aéreo, Aeroportos e Regulação da Aviação Civil.
Os nossos Diplomados exercem funções:
- Em Aeroportos
- Em Companhias de Aviação
- Em Agentes de Handling
- Em Serviços de abastecimento às companhias aéreas
- Em Autoridades ligadas à Aviação Civil
- Em Institutos/ Associações
- Na Formação
- Nas Escolas de Voo
Observações
O sistema de formação universitária deve fomentar e potenciar flexibilidade, autodeterminação e responsabilização por parte dos alunos em conformidade com a Declaração de Bolonha. A estrutura curricular segue os termos da Lei (no 49/2005 e 74/2006): duração de 6 a 8 semestres com 180 a 240 ECTS no total e correspondendo de 1500 a 1680 horas de trabalho por cada ano curricular. Cada ECTS é equivalente a 28 horas totais de trabalho do aluno, por semestre e por unidade curricular (UC), o que perfaz 1680 horas em cada ano. Nos países do espaço da União Europeia prevalece, largamente, uma duração de 3 anos para o 1o Ciclo de Estudos. O facto de a mesma legislação fixar que se assegure aos estudantes portugueses condições de formação e de integração profissional similares às dos restantes Estados Europeus, para que a sua mobilidade seja uma realidade efectiva, leva-nos a optar por uma formação de 6 semestres, a que correspondem 180 ECTS e 1680 horas por ano curricular. Desta forma pode-se cumprir o tão importante objetivo de harmonização com as práticas correntes no espaço europeu.
O plano de estudos é composto por 180 ECTS (150 ECTS obrigatórios e 30 ETCS optativos). A área científica dominante do ciclo de estudos é a Gestão.
As componentes de formação de base incluídas no curso (nomeadamente as áreas da Gestão, Matemática, Serviços de Transporte, Física, Informática) proporcionarão também ao diplomado os conhecimentos técnicos e científicos necessários para a continuação dos seus estudos.
A equipa responsável pela implementação e coordenação científica do ciclo de estudos corresponde a uma rigorosa base científica em Gestão. Em paralelo, a evolução do perfil da equipa docente, maioritariamente Doutores, constituída por investigadores e docentes de reconhecida produção científica e percurso académico e experiência docente internacionais ao longo das unidades curriculares dos três anos é consistente com uma estrutura coesa de Unidades Curriculares definida pela Direção do Curso.