degree_image

Arte Multimédia

Instituto Universitário da Maia (ISMAI)

  • Emplacement Maia, Portugal
  • Type de cursus Bachelor
  • Date de début No info
  • Durée No info
  • Application de la date limite No info
  • Langue Português
  • Présence Sur le campus
  • Engagement À temps plein
  • Rythme des cours Avec un professeur
  • Frais de scolarité No info

Description du programme

Toda a criação artística na atualidade é intrinsecamente multimédia, e a designação do curso, Arte Multimédia, sublinha precisamente a inseparabilidade entre os dois termos. Num contexto em que as práticas artísticas clássicas se encontram numa transformação permanente, de que resultam produtos tão complexos como o design interativo, os videojogos, os videoclipes, as curtas-metragens documentais e ficcionais, as instalações interativas ou as performances audiovisuais, o curso propõe-se responder à dinâmica e às necessidades dos setores criativos, pelo estímulo das capacidades artísticas dos formandos, o desenvolvimento da polivalência tecnológica de alto nível e o pensamento atual e informado.

Objetivos do curso

O principal objetivo do curso é a formação interdisciplinar, através da experimentação, da excelência tecnológica e do estímulo criativo. 
O curso de Arte Multimédia procura promover o espírito crítico e a capacidade de apreciação estética na compreensão dos produtos artísticos multimédia; entender a criatividade e a inovação como um dos fatores concorrenciais decisivos no contexto empresarial / institucional atual; desenvolver conteúdos, interligando competências teóricas e práticas das áreas científicas fundamentais do ciclo, no âmbito geral da criação artística multimédia, com especial enfoque nos domínios de: design gráfico, produção audiovisual e a media art; conceber e implementar projetos de experimentação/investigação/ação; demonstrar aptidões que permitam comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas; providenciar aos alunos competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

Saídas profissionais

O licenciado em Arte Multimédia poderá exercer atividades criativas e técnicas com elevado grau de autonomia nos diversos ramos dos setores criativos, entre eles, a conceção, realização e produção de projetos multimédia; consultoria, assessoria, produção e divulgação cultural; desenvolvimento de comunicação gráfica, interativa, performativa e de webdesign; criação de conteúdos audiovisuais; investigação prática e artística nos domínios da imagem digital, do vídeo, da realização fílmica, da fotografia, da animação, do design, das instalações artísticas e dos eventos multimédia.

Além destas atividades, o licenciado em Arte Multimédia poderá desenvolver e seguir uma prática artística no âmbito da vanguarda tecnológica, com um discurso teórico e crítico sustentado na contínua investigação.

Aspetos diferenciadores

Alguns dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, sejam estes individuais ou em grupo, são regularmente apresentados em festivais e mostras internacionais. Com efeito, trabalhos de alunos de Arte Multimédia marcaram presença, entre outros, no FEST – New Directors New Films Festival; no Arquipélago – centro de Artes Contemporâneas; ou no Burien Film Festival.

Anualmente, os alunos, em colaboração com os docentes, realizam eventos que visam dar a conhecer tendências e propostas no domínio da Arte Multimédia. É o caso da Mostra Arte Multimédia, que apresenta à comunidade o que de melhor foi feito pelos alunos ao longo do ano letivo, bem como dos Encontros Entre Som e Imagem, um evento científico que reúne profissionais que desenvolvem o seu trabalho artístico e de investigação a nível internacional, promovido pelo curso, em articulação com o centro de investigação ao qual está associado, o CITEI. O corpo docente reúne uma variedade de especialistas de áreas científicas diversas, como os Estudos fílmicos, o Design, a Arte Digital, as Humanidades, as Tecnologias de Informação e de Comunicação, com reconhecidas competências pedagógicas e científicas. A proximidade professor/aluno e a relação entre o ensino e as exigências do mercado de trabalho são alguns dos pontos fortes evidenciados por docentes, discentes e entidades avaliadoras na apreciação do ciclo de estudos.



Vous n'avez pas de compte? Inscription.

Patientez un moment, s'il vous plaît

Cours hamsters ! Cours !